terça-feira, abril 24

Lurkers

Existem Blogs que são almas, Blogs que são fachadas, Blogs que trucidam o português. Blogs saudáveis, Blogs doentes, de autores conhecidos, desconhecidos... Existem Blogs como existem feitios, ou mais, porque aqui as oportunidades de expansão do carácter dependem apenas da Arte do blogista.

Eu entro e vou directo ao frigorífico, depois dou a volta às vistas para me situar no espaço e finalmente sento-me para estar com as pessoas. Sou assim em todas as casas e sou assim em todos os Blogs, até ao dia que me pedirem para endireitar no sofá.

A ideia de ser uma mosquinha (invisível, não fosse pelo “contador de visitas”) esvoaçando de sala em sala, de todos recebendo e a ninguém entregando, não me serve! Rejeito uma vida contemplativa, mesmo que no virtual, dificilmente poderia ser um Lurker.

Aos Lurkers genuínos, ao leitor que será para sempre desconhecido do autor, obrigado pela atenção. Ante o ror de escolhas, a escassez de tempo, e a quantidade de olhos com dedos que pelas janelas se imortalizam, percebo que o utilizador se sinta constrangido a opinar, que se sinta mais confortável lendo sem intervir, como um Deus, o deus Lurker. Não simpatizo com esta forma de estar na blogosfera mas respeito-a.

Quem eu não consigo respeitar é o Lurker que, no Mundo Real, se emancipa e aborda temas do Blog. É desconfortável, são realidades distintas. Quem não opina in Blog não tem o direito moral de opinar sobre este fora deste! Escrevo no Blog quando sou blogista, não quero relatar amores fulminantes à volta de um prato de caracóis, nem a ira do raciocínio no sossego de um novo CD.

Abraço interactivo

(Existe um cumprimento secreto para o pessoal que se conhece da blogosfera? Tipo os Maçons e os Trekies ?)

21 comentários:

impulsos disse...

Pois é... há muita gente por aí a navegar e a visitar a blogosfera sem se atrever a comentar o que quer que seja, mas é uma opção que respeito.
Depois há os outros que nem sequer fazem ideia do mundo que é a blogosfera, mas, mesmo assim, atrevem-se a dar opiniões tristes que mais valiam estar calados!
Lembro-ma de há uns tempos uma colega me ter irritado com esse tipo de comentários, pois estava a falar de um assunto que não dominava, mas mesmo assim estava a dizer algo que não devia.
Fiquei irritada e jurei para mim própria que nunca mais discutiria assuntos de internet com essa pessoa!
Há de tudo por aqui...

Beijo num impulso

Unknown disse...

Bom dia!

Tenho a certeza que andam por aí muitos Lurkers e, sinceramente, esse papel, a mim, também não me assenta!
Gosto de participar, por muito pouco que seja, por fraca que seja a opinião e gosto que participem no meu, embora tenha uma "entrada" mais reservada que a tua.

Agora, ler e não participar e depois fazê-lo no Mundo Real, não é bom! Depois, como eu, gosto de falar sobre OS MEUS temas na vida real. Os temas dos bloguistas que conheço pessoalmente, só comento se forem trazidos à baila por eles próprios. Muitas vezes são desabafos, transcritos no blog, como num diário... como dizes são realidades distintas!

Não conheço nenhum cumprimento em especial!

Beijokitas boas.

Mestre disse...

Long live and prosper, pela boa maneira vulcana?

Fiquei sentido com a piada dos trekkers, não sendo um geek sempre gostei da série ;)

É deixá-los andar, entre o limpo que medeia uma e outra leitura pode ser que algo seja interiorizado. Pelo menos gosto de pensar nisso...

Unknown disse...

Ola Andre, falas da emoçao de ler um comentario, opinar: repara ja ninguem o faz com o Sentir! Parecemos andar envolvidos numa trama de imitaçoes, perdeu-se o gosto pela criatividade, onde para o Sonho? Andam todos a bater a porta uns dos outros?! Quantos entram? E quantos dos que entram tem sabor? O sol levanta-se todos os dias no coraçao das pessoas mas, nada amanhece nelas!Elas estao envenenadas pela cabeça, demasiado racionais... Pobres, ja nao conseguem Sentir, ja nao se entusiasmam com a Vida, perderam a sensibilidade!
Deixo-te um bjinho e um novo texto a tua espera,
Papi Sonhadora,

SONY disse...

Boa tarde André!
Acordei...enquanto espero pelo almoço vim até aqui...tentar comentar o teu post com agrado... e...era o meu blog ali escarrapachado LOL.
Li o texto que fizeste, existem blogs de todos os tipos...por isso tenhamos que reduzir as visitas...além do meu tempo não ser muito..reduzo-os aos que me dizem algo!
Por vezes nem esses os visito...não tenho tempo!
Ainda estou toda "rota" da noite de ontem, claro que volto aqui para ler de novo o que escreveste no teu frigorifico lol!
Mas o meu blog ali?
Em que categoria está!
Vou ali já volto...vim dizer boa tarde...de qualquer forma sendo na pior das categorias ou não gostei de o ver ali :-)
Um bj Sony

sonhadora disse...

Hoje fazes parte dos meus sonhos. E de cá não sáirás.
Beijinhos embrulhados em abraços.

SONY disse...

Cá estou! Já li tudinho de novo e...Deixo-te uma palavra que também a recebi de alguém e por ter vindo desse alguém aquela palavrinha disse-me tanto!
deixo-te aqui uma também sobre o que escreveste no teu post!
Cool ;-)
Bj Sony

SONY disse...

Pensei que estivessem carregadas por muito tempo...............não passaram 24 horas e...............não me estou a entender!
Bj Sony

Anônimo disse...

Eu confesso que não conhecia a expressão, perdoa-me a ignorancia.
No entanto comungo da tua opinião, gosto imenso que me leiam, mas que deixem tambem o teu testemunho, seja elogio, seja mais uma acha, seja uma contestação.
Acho que os blogs não são só de quem os escreve, ou melhor, não são só para quem os escreve. E quem escreve, sentindo, com a alma, mostrando o que pensa, o que é, gosta sempre do retorno de quem por lá passa.
Gosto de pensar que quem entra no meu blog, se recosta confortavelmente, lê e obsorve cada palavra, ouve a musica que decidi colocar, aprecia a imagem que minuciosamnete escolhi e naquele espaço de tempo, apesar de longe, de certa forma está comigo, entramos num diálogo, que deve ser culmatado com um comentário.
Excelente texto!

Beijos...

Anônimo disse...

Ola,

Por acaso, se é que existem "acasos" cheguei a este espaço com um tema deveras interessante.

É verdade que muitas vezes me "passeio" por blogs apreciando a sua beleza, esteticamente falando, em outros aprecio as palavras, e, são elas que normalmente me prendem ao espaço: as palavras...

As palavras que as vezes me faltam para fazer um comentario à altura (seja ela qual for) do artigo .... escrever apenas para "marcar presença" é algo que me é desconfortável ... portanto prefiro só comentar quando sinto que "posso" (as vezes engano-me, está claro).

Estou na blogosfera ha pouco tempo, mas percebo que existem espaços que são "diários", outro que são "pensamentos", outros ainda que são "realidades/actualidades", e, tambem os "fantasiosos" (onde me insiro).... cada pessoa usa o seu espaço como se fosse um cantinho "lá de casa" .... mas todos esperamos ser lidos e "criticados/comentados", esse é o 2º prazer .... porque o 1º é escrever ....
E, por falar em escrever já escrevi demais.....
Beijo
Vity

Anônimo disse...

Como eu te entendo...!
Se o Blog suscita interesse, tanto pelo tema como pela escrita, merece o meu comentário e visitas constantes; caso contrário retiro-me fechando a porta silenciosamente. Prefiro isto,a mandar palavras soltas, sem nexo, quase que a pedir uma visita ao meu. Não preciso quantidade nas visitas, mas qualidade... Não quero comentários gratuitos, mas sentidos...
Não tenho pretensões a escritora porque reconheço com humildade não possuir esse carisma (mas gostava). Tenho o meu espaço para soltar sentimentos e emoções.
O desrespeito está a querer instalar-se, cabe-nos evitá-lo.
:) Parabéns pelo tua merecida nomeação (sinto-me tão pequenina ao teu lado...)
Beijo doce duma lágrima salgada

POR UMA LÁGRIMA
(impossivel comentar pelo meu blog)

sonhadora disse...

Beijinhos embrulhados em abraços

AC disse...

IMPULSOS
Sim, recebemos respostas que nos fazem pensar se estamos realmente a conseguir alguma coisa.. mas (e perdoa-me a personalização) por favor não te chateies na Blogosfera, por mais emoção que aqui coloquemos não me parece que o virtual (e às vezes nem o real) mereça que nos chateemos.
Beijoca

CINDY
Mesmo com poucas horas de relacionamento posso afirmar sem receios que tu és tudo menos Lurker!

MESTRE
Sim, também acredito que algo fica, se não os Lurkers nem andariam por aqui.

AC disse...

PAPOILA
É a primeira vez que te leio revoltada, legitimamente revoltada. Gosto ainda mais de ti assim.
Um dia destes vais conseguir que eu deixe de escrever porque depois de te ler sinto-me vulgar. Tu consegues dizer o que todos nós estamos a dizer, só que o dizes com uma pitada extra de encanto.

SONY
A imagem do teu Blog a ilustrar o post está na categoria de: imagens de um Blog para ilustrar um post. Nenhum significado em particular, apenas uma ilustração by me. Rondei os Blogs “do costume” e achei mais fotogenia no teu.
Beijo

SONHADORA
Um privilegio, muito obrigada.

AC disse...

MARISA
Lá estamos nós quase em sintonia, isto começa a tornar-se preocupante :)
Não existe muito tempo para diálogos, mas como já percebes-te NÓS somos dos que se instalam e bebem o Blog até ao fim. (imagina que todos eram assim... tínhamos que passar dias a responder aos diálogos...)
Baci

VITY
Excelente atitude, vais-te dar bem na Blogosfera.
Muito obrigada pela visita.
Beijo

SONY disse...

Um bom inicio de dia..ou resto de noite :-)
Hoje deixo-te aqui a bandeira do meu País,aquele onde as minhas raízes estão enterradas, aquele que nunca esquecerei!
Bj Sony :-)

AC disse...

POR UMA LÁGRIMA
Concordo, às vezes mais às vezes menos com as tuas palavras, mas em absoluto com a base e a conclusão.
O teu post para a Ana é um hino miúda. Portanto, agradeço a modéstia e o carinho mas pequenino sou eu perto de quase todos vós.
Beijo salgado de uma lágrima doce
P.S.- cheguei a pensar que tinha convertido um Lurker :)

Teresa Durães disse...

o cumprimento não sei mas vasculhei a casa...

Anônimo disse...

Quanto ao artigo que escreves, pouco ou nada há a acrescentar.
Já cheguei a apagar um dos meus blogs, precisamente por tentarem discuti-lo "cá fora", qd "lá dentro" nada diziam.
Quanto ao cumprimento, cada um deve ter o seu...:)é mt mais giro e interessante
Fica um beijo
(Vês? O meu é sempre assim...)

Luis Prata disse...

Mas que belo tema que nos trazes. Gostei muito da forma com que descreveste o assunto.

Acredita, ainda não conhecia o termo Lurkers, estamos sempre a aprender..

1 Abraço

AC disse...

TERESA DURÃES
Obrigada pelo vasculhanço.

ROSA MARIA
Fica um beijo também para ti

PRATAS
Obrigado e abraço

Minha foto
Algés, Oeiras, Portugal
eu sou quem