
18º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora
Fórum Luís de Camões até 4 de Novembro.
Tema principal: 10 BDs mais importantes do Seculo XX - Asterix, Batman, Blueberry, Corto Maltese, Krazy Kat, Little Nemo, Maus, Peanuts, Spirit, e Tintin)
Para quem respira o festival desde o seu primeiro passo (há 18 anos... meia vida minha me acompanhou a este festival) saúda-se o regresso a espaços mais amplos, se bem que não possa concordar com a claustofobização do piso inferior.
Continua-me a desiludir o excesso de "impressões"... principalmente quando são compensadas por originais que são reposições de reposições... mas quando me descobri perante os originais do Manara fiquei absolutamente sozinho, e as telas recompensaram-me, endeusaram-me.
O que se pode fazer?
Repensar a politica de ocupação dos espaços porque realçar os temas não implica encurrala-los e dadas todas as voltas senti-me mais incomodado que ajudado a apreciar a obra pelo Decor.
E implicar as empresas para que percebam que este festival É a melhor altura do ano para se apresentarem, que de outra forma continuarão esquecidas, elas e os livros que são o seu ganha-pão e o nosso deleite.
Saúda-se ainda a presença do Luis Louro que, como sempre, tive de incomodar; do colega Miguel Rocha - o desenhador da moda em Portugal a quem desejo que o seja para sempre; do grande Milo Manara que autografou o livro do Bloguista mais cagão que alguma vez conheci; das (entre outras) editoras: Asa e Vitamina BD, graças a quem ainda vai sendo possível ler BD de grande qualidade também na nossa língua.
Novidades encontrei bastantes, algumas com excelente qualidade mas, qual pescador, a compra que mais me ficou atravessada foi a que não pude fazer: Africa by Hermann, exposto na Amadora mas sem autorização para ser comercializado.
.
Passem por lá, a Banda Desenhada agradece.
Abraços