segunda-feira, maio 23

C.E.P. Paintugal - UK 2011


Entre os dias 29 de Abril e 1 de Maio, um pequeno grupo de portugueses deslocou-se a Inglaterra para participar no maior evento de Paintball recreativo da Europa, o famoso North vcs South, que se realiza na base militar de Swynnerton, em Staffordshire no Reino Unido.

O CEP -- Corpo Expedicionário Português, é uma selecção de jogadores de Paintball portugueses que se unem com o objectivo de participar naquele que é um dos maiores eventos de Paintball do mundo, exibindo orgulhosamente as cores nacionais.

Este grupo, constituído por jogadores pertencentes a várias equipas, poderia facilmente escolher uma outra designação, ao invés decidiu escolher as cores e os símbolos do nosso país para o poder representar no estrangeiro, inspirando-se no CEP que teve a sua intervenção na Primeira Grande Guerra.

O CEP é organizado, promovido e orientado sob a alçada da Paintugal -- Associação Portuguesa de Paintball Recreativo - APD. Esta associação promove desde 2008 uma aliança dos grandes jogos europeus, França, Inglaterra e Portugal, de forma a incentivar e garantir a reunião de condições para a participação de jogadores estrangeiros nesses mesmos eventos.

O "North vs South" é um evento onde mais de 1500 jogadores se reúnem anualmente, divididos em dois grandes grupos, a facção do Norte e a facção do Sul. Cada uma destas facções representa uma média de cerca de 30 equipas. Foi precisamente num cenário deste género que, em 2007, ano da sua estreia, o CEP, constituído somente por 4 jogadores, conquistou o seu primeiro prémio de Best Squad of the North, levando o nome de Portugal e do desporto português ao mais alto nível.

O CEP da Paintugal tornar-se-ia, então uma equipa multi-premiada, conquistando durante três anos consecutivos o prémio de Best Squad of the North Team, honra que nunca é atribuída dois anos consecutivos à mesma equipa, tornando, assim, evidente o reconhecimento e o respeito que são tidos por este grupo, tanto pela organização do jogo como pelos jogadores do evento.

Esta é apenas mais uma história que aborda uma realidade totalmente desconhecida para a grande maioria dos portugueses, demonstrado como por vezes, mesmo sem qualquer tipo de apoio, a união o voluntarismo e a força de vontade concedem a um pequeno grupo de homens uma notável capacidade mobilizadora.

By PAINTUGAL

Um comentário:

Teresa Durães disse...

infelizmente só sabemos sobre futebol mas esses senhores estão de parabéns!

(sempre disseram que os portugueses têm uma grande capacidade para a guerrilha, não sei se é assim)

Minha foto
Algés, Oeiras, Portugal
eu sou quem